domingo, 18 de maio de 2014

Eletrofitas - não é feitiçaria, é tecnologia.

Solução para instalação elétrica sem quebrar as paredes.



Olá, pessoal! Sempre na tentativa de trazer assuntos de utilidade pública para o blog, hoje estou de volta para contar um pouco sobre minha experiência com as Eletrofitas...


Mesmo antes de pegar as chaves do apartamento no ano passado (Jun/2013), antes da reforma e tudo o mais, eu já imaginava como ficaria nossa sala, que na minha cabeça deveria ser um ambiente confortável e aconchegante. Assim, eu pensava em diversos elementos para conforto e iluminação (algo como a linda fotinho ao lado. Veja minhas ideias originais aqui).

Mãaans... o Sr. Marido também tinha lá suas exigências, que, notoriamente, iam meteoricamente de encontro com as minhas expectativas. Assim, exigência nº 1, ele fazia questão de um ventilador de teto e exigência nº 2, ZERO rebaixamento de teto. Tudo para minimizar o frequente e intenso calor da cidade do Rio.

Pois bem, até aqui parece tudo ok, certo? Errado. O que ninguém te contou ainda é que havia apenas um ponto de luz para os 16 m² de sala e que a laje não era treliçada (geralmente o modelo de tijolos "furadinhos" só é utilizado em casas), inviabilizando a passagem de fiação através de conduítes.


Então, assim começa meu drama. Como criar um ponto de luz adicional, sobre a mesa de jantar, e, também, como mover o ponto do ventilador mais para o fundo da sala, no ambiente de estar?


Após muita pesquisa e persistência sem fim, eis que encontro a solução:



Realmente fiquei muito surpresa ao encontrar essa possibilidade. Até meados do ano passado (2013), era bastante difícil encontrar informações compartilhadas na blogosfera sobre a experiência de pessoas que já tinham usado esse material. Um pouco diferente em relação ao contexto atual, quando já encontramos um pouco mais de experiências compartilhadas.

Mesmo no escuro, resolvi apostar. Comprei esse material em Out/2013 na famosa Rua dos Lustres do bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Na época gastei cerca de R$ 150,00 com 6 metros de fiação para ventilador de teto (3 metros) e lâmpadas/tomadas em geral (3 metros), visto que a fiação se diferencia conforme o caso.

Hoje em dia também é possível encontrar esse tipo de material na Leroy Merlin, mas na época em que eu estava para comprar não havia os conectores necessários para ligação de ventilador de teto, por esse motivo, fui procurar na Rua dos Lustres.

A instalação foi realizada por um eletricista experiente, mas que confessou nunca ter trabalhado com a Eletrofita, que era (e de certo modo ainda é) uma novidade no mercado. Não vou me estender aqui sobre como fazer a instalação, passo-a-passo etc, pois há diversos vídeos no Youtube e até mesmo no site do Fabricante.

E o resultado? Para mim, foi sensacional! Melhor do que eu acreditava que poderia ficar. Veja só:


Instalação:


Antes só havia um ponto de luz, aquele à esquerda da foto, do qual sai o pendente. Para manter o plano de um pendente e um ventilador, optamos por mudar de lugar apenas o ponto do ventilador, levando-o mais para a direita, ou seja, para o centro da área de estar.



Nesta foto, um zoom da eletrofita aplicada ao teto da sala. Vale dizer que essa instalação foi efetuada antes do processo de pintura da sala, ou seja, antes de massear e pintar o teto e as paredes.



Agora, veja o teto após a aplicação da massa corrida, antes da pintura. Note que é quase imperceptível a aplicação da Eletrofita.



Resultado:

Ficou assim a iluminação na sala, onde o ponto mais à esquerda (do pendente), na verdade é o ponto original da sala (praticamente centralizado). Foi para o ventilador de teto que utilizamos a Eletrofita, que se  mostrou um recurso bastante versátil (não se aplica apenas a tomadas). Mais ao fundo, instalamos um home theater com lâmpadas de Led, apenas para dar uma graça ao ambiente.




Avaliação:

Nota 10.


Moral da História:

Por mais que pareça difícil, "keep Calm and Carry On". Não se dê por vencida (o), continue pesquisando. Em reforma ou construção, há dilemas sem solução, mas para a maioria dos problemas sempre há uma saída inteligente.



Espero ter ajudado.
Beijos e Abraços!




Obs.: o blog não está ganhando nada por este post.

6 comentários:

  1. Boa tarde, vc lembra o nome da loja que comprou a eletrofita?

    ResponderExcluir
  2. boa tarde, uma duvida acedendo a lampada principal todas ficarão acesas? tipo se quizer ligar apenas o pendente ou apenas o ventilador é possivel? obrigada?

    ResponderExcluir
  3. esta é minha duvida tambem, q pena que ninguem respondeu.

    ResponderExcluir
  4. Também queria saber se tem como acender o ponto novo sem acender o antigo junto

    ResponderExcluir
  5. Para acender os pontos individualmente seria necessário passar mais um fio pelo conduite e ter interruptores para cada um, resumindo: Sim, é possível.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário! ;-)